Os óleos automotivos servem para lubrificar os componentes móveis do motor reduzindo os efeitos do atrito entre as peças, reduzindo o calor, o desgaste e o ruído.
Além disso, eles têm a função de realizar a limpeza de resíduos dentro do motor, vedar a câmara de combustão, resultando, assim, em maior potência do motor e economia de combustível, além de proteger o motor contra a corrosão e oxidação, ocasionadas pelos vapores emitidos durante a queima de combustível.
Os motores veiculares têm desenhos e necessidades específicas de lubrificação, logo, o melhor lubrificante para o seu carro é sempre o indicado no manual de proprietário.
No manual de proprietário você também pode encontrar qual é o período correto de troca do lubrificante.
Não, os sistemas de transmissão do veículo também utilizam lubrificantes que precisam de atenção. Sistemas de transmissão automática geralmente requerem manutenção periódica, que inclui a troca completa do fluido.
Essas trocas precisam ser feitas por profissionais especializados e o óleo precisa ser sempre 100% substituído por um novo. O período para a troca de óleo de transmissões automáticas variam de acordo com o tipo e fabricante, por isso, é importante conferir as informações disponíveis no manual do seu veículo.
Isso é um mito. Todo óleo lubrificante tende a ser consumido parcialmente dentro do motor e este consumo irá variar de acordo com as condições do veículo, seu ano de fabricação e do lubrificante que está sendo utilizado.
Ao completar o óleo do motor não há problemas em colocar um produto de marca diferente da que está sendo utilizada, tomando o devido cuidado para que o lubrificante seja da mesma base (mineral, semissintético ou sintético), da mesma viscosidade e do mesmo nível de desempenho API e SAE.
Além disso, quando utilizar uma marca desconhecida, sempre verifique no contra-rótulo do produto se há o número de registro na Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O lubrificante deve sempre ser trocado dentro do período recomendado no manual do veículo. Perceba que normalmente os manuais falam em determinada quilometragem e/ou período de tempo, como, por exemplo, 10.000 km ou seis meses. Além disso, atentar para o uso nas chamadas “condições severas”, como anda e para, tráfego nas grandes cidades, entre outras.
Os vazamentos de óleo no motor podem ocorrer devido a eventuais folgas entre seus componentes, juntas, retentores, entre outros. Além disso, seguramente indica a necessidade de manutenção que deve ser feita sempre em uma oficina de sua confiança para que você evite eventuais dores de cabeça.
Os lubrificantes têm duas classificações principais, cujos padrões foram determinados por entidades internacionais e de acordo com os padrões da indústria automotiva. As principais delas são a SAE, que mede o índice de viscosidade ou como o óleo se comporta no momento da partida e com o motor em movimento, e a API que determina o nível de desempenho do motor e sua aditivação.
Ambas as classificações acompanham a evolução tecnológica dos motores e suas necessidades específicas de lubrificação. Além disso, elas podem ter classificações complementares de acordo com o fabricante do veículo, isso significa que, nem sempre, um lubrificante 5W30 é exatamente igual ao outro.
É verdade, porque, quando quente, o lubrificante possui menor viscosidade e escorre com mais facilidade e rapidez, além de garantir que 100% do óleo antigo seja retirado.
Confira alguns dos principais benefícios de quem usa o óleo lubrificante correto e de boa qualidade em seu carro:
Melhor desempenho do motor;
Lubrificação mais eficiente;
Durabilidade;
Economia.
Agora que você já tirou as suas principais dúvidas sobre óleos lubrificantes, te convidamos para continuar acompanhando o nosso blog para mais dicas e conteúdos interessantes sobre o universo automotivo.
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